Cooperativismo rural: [Guia Completo], entenda tudo sobre o assunto!

O cooperativismo rural é a materialização da união de vários produtores agropecuários de atuações similares ou complementares, com o objetivo de ampliar as funções e gerar maiores lucros.

Uma cooperativa não passa de um tipo de sociedade de natureza civil, composta por no mínimo 20 pessoas, em que a gestão precisa ocorrer de modo democrático e participativo, com fins econômicos e sociais comuns. Cada associado, em conjunto aos seus líderes, possui como primordial responsabilidade fiscalizar e gerir a cooperativa.


O modelo de cooperativismo rural vem dominando o Brasil, de modo que já existem cerca de 4,9 mil cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o que significa a comunhão de cerca de 17 milhões cooperados e 455 mil pessoas associadas. 


O ramo do cooperativismo rural, fatura cerca de R$239 bilhões/ano, ou cerca de 26,6% do Produto interno Bruto (PIB) nacional. Para saber mais sobre o tema, confira o que separamos!



O que são cooperativas rurais?

Um único produtor agrícola modesto pode ter dificuldade para acessar aos suprimentos e aos mercados competitivos, especialmente quando as grandes corporações de produção alimentar estão envolvidas. 


Enquanto isso, os riscos ligados ao crescimento de safras ou às relações com as grandes corporações podem ser insuportáveis demais, enquanto a perda de lucro pode pôr fim ao negócio completamente.


É preciso que cada membro participe ativamente na cooperativa agrícola. Os lucros são pagos baseados na participação, como uma parte proporcional para usar. Além disso, os lucros podem flutuar de um ano a outro dependendo de quão bem a cooperativa agrícola funciona de modo geral.


Uma distribuição proporcional dos lucros pode não ser vista como uma maneira confiável de fazer dinheiro. Porém, as cooperativas agrícolas não almejam a maximização dos lucros no primeiro lugar. 


Em vez disso, seu objetivo primário é fornecer serviços aos membros, garantindo que suas necessidades de negócio e econômicas estejam cobertas. Cada membro registrado da cooperativa é elegível para votar e eleger representantes entre os membros como diretores. 


A principal diferença entre uma cooperativa e outro tipo de negócio é que os que não são membros não podem votar ou ser eleitos. Não há nenhum partido externo que possa impor sua política nas atividades econômicas da cooperativa. Graças à isenção oficial nas legislações antimonopólio nos EUA, uma cooperativa agrícola é economicamente e politicamente independente dos governos, assim como das cooperativas privadas.

Estatuto social e organização da cooperativa

Cooperativismo Rural

Um estatuto não passa de um copilado de normas que regulam e regem muitas funções, atos e objetivos de uma cooperativa. 

Esse documento precisa ser construído com o apoio e atuação de cooperados para tender às necessidades da cooperativa e de todos os participantes.


O conteúdo presente e formado no estatuto irá representar a base social da doutrina, através de sua filosofia e dos princípios do cooperativismo e na sua legislação específica. 


Direitos dos associados

  • Ter poder de escolher e ser escolhido no que se diz respeito a política por dentro da cooperativa por meio do voto.


  • Atuar ativamente em todo tipo de operação e serviço prestados pela cooperativa. 


  • Em qualquer momento que tiver dúvida, requisitar o esclarecimento do conselho. 


  • Receber de acordo com o percentual de atuação realizada na atividade, o excedente. 


  • Sempre ofertar e debater propostas de sugestão. 


  • Poder atuar nos comitês educativos ou comissões. 


  • A qualquer momento poder solicitar a demissão da cooperativa. 


Deveres dos associados

  • Atuar de modo como é previsto um associado.


  • Trabalhar e operar em conjunto a cooperativa. 


  • É preciso ser presente em assembleias, exercer o direito do voto e opinar. 


  • Integralizar os percentuais diários. 


  • Aceitar e respeitar qualquer decisão que seja tomada de modo coletivo. 


  • É preciso conhecer o seu estatuo e por sua vez cumprir as normas construídas.


  • Zelar pelo seu compromisso financeiro. 



  • Saldar cada atividade, produto e serviço, sempre zelando pela preservação do patrimônio da cooperativa.


Cooperativas agrícolas no Brasil

A cooperativa agrícola é um dos setores que mais tem se renovado na última década no Brasil, a relevância da cooperativa agrícola no brasil é espelhada nos seus indicadores.


Segundo dados da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), as cooperativas agrícolas só crescem no Brasil, atingindo 4% nos últimos 8 anos, o que gera uma média de 1613 cooperativas com certa de 1 milhão de associado, e gerando 210 mil empregos. 


A Revista Forbes Brasil enalteceu o poder das cooperativas agrícolas no país por meio de uma reportagem com uma lista das maiores cooperativas agrícolas. Por meio dessa lista, foi possível visualizar a enorme quantidade de cooperativa, que hoje faturam bilhões de reais, e que geram todo um movimento no mercado econômico brasileiro.


Essa visibilidade só reforça o motor que essa modalidade tem sido para o crescimento do brasil. E como investir em inovação por meio de uma comunhão de pessoas com propósito gera resultados incríveis.


Como funcionam as cooperativas agrícolas?

Cooperativismo Rural

Cada cooperativa agrícola é fundada pela comunhão de diferentes tipos de produtores rurais que possuem o mesmo objetivo, crescer a sua produção e racionalizar o trabalho, por meio da repartição de funções e lucros. 


Esse lucro gerado, contribui para que cada produtor possa ampliar a comercialização do seu produto agrícola.


É importante ressaltar que as cooperativas rurais não passam de associações autônomas, construídas de modo voluntário por produtores rurais e pequenos agricultores, os quais juntos tem o objetivo, que por meio de sua união, cresçam no mercado e ganhem destaque em cima de grandes corporações. 


Por ser uma empresa coletiva, a administração é realizada de modo conjunto e democrático, em que se baseia na ajuda mútua, solidária e democrática, além de responsável.


Em qualquer situação, os pequenos produtores, de setores similares, se associam com o fim de tornar a produção ampliada para suprir as necessidades do mercado. O maior objetivo aqui não é o lucro da cooperativa, nem o dos produtores rurais envolvidos ou do mercado, o principal foco é ganhar o espaço juntos.


De modo mais objetivo, a cooperativa é apenas uma guia de preço, em que por meio de uma associação é possível atingir o custo mais baixo, que proporciona uma maior remuneração para cada produtor. Em algumas situações, ela própria comercializa algum produto agrícola a outro produtor da mesma associação com condições especiais.



Vantagens das cooperativas agrícolas

É muito vantajoso para você produtor, se associar em uma cooperativa agrícola, ou até mesmo fundar a sua, afinal, é um espaço de baixo risco, construído pela filosofia de o que você vê você tem.

Afinal, as cooperativas em sua maioria são regidas de um modo democrático, em que cada membro pode ter acesso a cada um dos serviços, produtos e materiais de outros associados. 

É importante ressaltar que cada membro não possuí a mesma proporção de participação em sua ação, dessa forma a repartição de lucros segue a linha dessa proporção. 

Além disso, as cooperativas agrícolas ainda sofrem de uma extrema liberdade, não precisando responder a nenhuma corporação maior e podendo alcançar um forte espaço no mercado. 

Como fundar uma cooperativa rural?

Uma cooperativa pode ser criada tanto por uma iniciativa de um grupo ou por algum agente externo. 


No geral, o passo a passo para construir uma cooperativa são: 


1- Dar o primeiro passo;

 

2-Encontrar o seu grupo e trocar experiências;


3-Mobilizar; 


4- construir as primeiras reuniões; 


5- Criação de um estatuto, e aprovação do mesmo em assembleia; 


6- Eleição dos cargos da assembleia; 


7- A legalização judicial. 


Para esse último passo da legalização, é preciso que os associados se reúnam em um cartório de pessoas jurídicas do município, com os documentos a seguir em mãos: 



  • Duas vias da ata de fundação, digitadas e assinadas pela pessoa que fez a ata no dia da assembleia, com assinatura reconhecida.
  • Duas vias do estatuto social, assinado pelo eleito representante legal da cooperativa, com assinatura reconhecida, e rubricado por um advogado que contenha o carimbo com o nome e o número de registro na Ordem de Advogados do Brasil (OAB).
  • Lista de presença em Xerox. 
  • O documento do requerimento solicitando registro, com assinatura do eleito representante legal da cooperativa reconhecida.
  •  

O próximo passo é para cadastrar o CNPJ, é preciso emitir junto à Receita Federal uma cópia autenticada do estatuto social, da ata de fundação, do RG e CPF do eleito representante legal da cooperativa e ainda o Documento Básico de Entrada (DBE), assinado pelo representante legal, com assinatura reconhecida.


Tipos de cooperativas agrícolas


Cooperativismo Rural

Confira as especificidades de cooperativas agrícolas:


Cooperativas agrícolas orientadas pelos embros

Esse modelo de cooperativa, não possuí como objetivo a maximização dos lucros, ele foca nos objetivos e necessidades dos membros que a compõe, é sobre benefícios e não lucros.


Não passa de um meio para se beneficiar dos serviços fornecidos por outros membros da mesma cooperativa ou uma vizinha. 


O maior benefício desse processo é poder contar com a disponibilidade de produtos e materiais de baixo custo, do mesmo modo que a acessibilidade de mercados maiores para cada membro vender seus produtos, se torna uma via de mão dupla. 


Cooperativas democráticas

É possível que qualquer membro de uma cooperativa eleja alguém ou seja eleito, afinal esse é um direito primordial administrativo. 

Os eleitos possuem uma responsabilidade com a associação, de supervisionar e liderar a operação do negócio. 


Para garantir uma atuação democrática, esse tipo de cooperativa atua com uma regra de eleições em locais diferentes a cada lugar do ano, com o objetivo maior de garantir a democracia do sistema. 


É possível que um diretor executivo, seja nomeado pelo conselho eleito, para uma gestão mais assertiva. De modo que todo tipo de questão financeira e legal esteja relacionada ao funcionamento da cooperativa, e seja uma responsabilidade direta do CEO e do conselho.


Importante lembrar que atuação precisa ser espelhada nos interesses dos membros ao invés da pura maximização de lucros. 


Cooperativas independentes

Esse tipo de cooperativa, seguem uma filosofia antimonopólio, em que o governo não pode atuar ou opinar nas decisões internas da cooperativa, afinal a natureza das cooperativas a permitem que sejam puramente uma organização de pessoas para pessoas, com um meio de filiação aberto, porém limitado. 


Portanto, cada uma das cooperativas é capaz de definir quem pode ou não ser membro, jamais permitindo que algum tipo de influência externa, determine decisões internas, seja elas do governo ou de corporações maiores



Entenda a participação proporcional de uso

É previsto que os lucros adquiridos por meio de cooperativas sejam compartilhados e pagos proporcionalmente. Dessa forma, se cada um dos agricultores aturem o mesmo modo, eles receberam uma repartição igual dos lucros. Contudo, se algum contribuir mais que o outro, isso será levado em conta na repartição dos lucros e não será tão igual.



Esse é o modelo presente nas cooperativas, que se baseia em uma distribuição equitativa de cada lucro, para os membros da cooperativa, o que torna o modus operandi muito mais justo. 


Outro modelo bastante presente de repartição de lucros nas cooperativas é por meio do acúmulo de patrocínios. 


É possível que o lucro obtido e direcionado para um membro seja acumulado com o passar dos anos, a exemplo de um membro ativo por 10 anos, e só no final desse período ele recebe todos os patrocínios acumulados durante aquele tempo. 


Essa é uma forma de garantir a rotatividade e o fluxo financeiro de uma cooperativa.


Mitigação de riscos

Encontrar uma cooperativa ou fundar uma pode ser a solução que você precisa para o seu negócio, afinal é muito difícil lidar com as transações de uma empresa, sem o investimento e cooperações adequados. 


Ademais, esse mundo coorporativo é totalmente intimidador e não é para qualquer um, afinal quem tem coragem, quando se é pequeno, de competir com as grandes corporações do mercado. 


Decorrente disso que os agricultores ou criam ou se associam em cooperativas rurais, afinal só em conjunto é possível criar algo formidável em um tempo recorde. Além disso, as cooperações garantem uma justiça entre seus cooperados, podendo atrair cada vez mais a atenção do mercado. 


A magia das cooperativas está no poder da união, que é capaz de reunir vários pequenos negócios e o transformar em um império, onde todos são reunidos e motivados pelo mesmo propósito, cada um tá ali por si e por todo mundo. 



Gostou dessa dica? Então, confira mais novidades no nosso blog!

Descubra o significado do cooperativismo e como uma cooperativa promove o desenvolvimento econômico.
Por Andrigo Breves 17 jan., 2024
Cooperativismo Rural, Cooperado, Cooperativa, Cooperativa rural
A partir da leitura desse artigo você irá entender quais são as principais vantagens das cooperativa
Por Andrigo Breves 20 dez., 2023
A partir da leitura desse artigo você irá entender quais são as principais vantagens das cooperativas agropecuárias e muito mais.
Descubra quais são as principais vantagens em se tornar um cooperador agropecuário, entre outros tóp
Por Andrigo Breves 20 dez., 2023
Descubra quais são as principais vantagens em se tornar um cooperador agropecuário, entre outros tópicos sobre o assunto.
O que é Cooperativa
Por Marcelo Zanatta 26 out., 2023
Nesse artigo que preparamos para vocês, vamos abordar sobre o que é cooperativa, quais são os tipos, como funciona e mais! Confira e fique por dentro de tudo!
Cooperativa para produtor rural
Por Marcelo Zanatta 26 out., 2023
Uma cooperativa, é a melhor solução para um produtor rural, crescer no seu ramo. Afinal são grupos autônomos, compostos por produtores que possui como fim todo mundo se ajudar.
Share by: