Guia de cooperativa para produtor rural: confira!

Uma cooperativa, é a melhor solução para um produtor rural, crescer no seu ramo. Afinal são grupos autônomos, compostos por produtores que possui como fim todo mundo se ajudar. 

Um conjunto de produtores rurais que realizam atividades em comum formam uma cooperativa agrícola, isto é, cooperativa para produtor rural. Essa união tem como fim construir melhores negociações e atrair os melhores valores de mercado no produto, para atingir o objetivo maior de todos crescerem juntos.


Os produtores rurais também se unem através de cooperativas para conseguir atingir seus fins de mercado, além de ser uma excelente oportunidade para desfrutar da negociação.

O que é uma cooperativa?

A formação de uma cooperativa nasce através do encontro de variados produtores rurais, em que possui como principal função o crescimento da sua produção, por meio da divisão de trabalhos, repartindo as funções e lucros. Além de ser uma ótima oportunidade na hora de comercializar o seu produto.


É importante lembrar que as cooperativas são autônomas e a sua participação costuma ser voluntária, repleta de grandes produtores rurais a pequenos agricultores. Com o objetivo de todos crescerem juntos através da união de esforços e a troca que só a cooperativa proporciona.


Afinal, se trata de uma empresa democrática, tanto no sentido das sus propriedades quanto na sua administração, a tornando um espaço coletivo, em que a base é a ajuda em conjunto e o compartilhamento das responsabilidades.


Nessa medida, nos mais variados casos, estes produtores precisam realizar alguma atividade semelhante a outra, e essa união entre ele promove uma produção em larga escala que consegue atingir outros espaços no mercado.


A ideia aqui não é que seja uma associação de lucros coletivos, mas sim lucro aos produtores envolvidos que atuam no mesmo mercado. Portanto, não passa de um guia de valores, que busca gerar o menor custo atrelada a um melhor lucro. O foco é o produto e não o produtor individualmente.


Por isso, é uma ação democrática e regulamentada através da Lei 5.764/1971.


Objetivo de uma cooperativa agrícola

Cooperativa Agrícola

Uma empresa tem um estilo de atuação bastante diferente das cooperativas, apesar de ambas as iniciativas gerarem lucros.


Afinal, o objetivo das cooperativas é tornar as condições de trabalho melhores aos produtores rurais, através de um amplo poder de negociação e crescimento das atividades de mercado.


A exemplo de um investimento, quando necessário, se repartido entre os membros da cooperativa sai mais em conta do que arcar com esse custo sozinho. 


Tipos de cooperativas agrícolas

Atualmente, no Brasil as cooperativas estão divididas entre diversos ramos, a parte da sua atuação, seriam eles:


Transporte

O setor de transportes envolve grupos que atuam nessa prestação de serviço, na parte arga ou até mesmo passageiros.


As cooperativas são desenvolvidas a partir do meio, a exemplo de coletivos (ônibus), ou até mesmo individual (táxis). A atuação é voltada a garantir segurança e conforto durante a viagem.


Crédito

Já as cooperativas de crédito possuem como função ofertar soluções financeiras aos produtores rurais.


A exemplo de empréstimo, cartão de crédito e até investimentos em variadas aplicações rentáveis.


Devido à cooperativa é possível administrar melhor os funcionários, a lidar com condições de contratação.


Agropecuária

As cooperativas do setor agropecuário, vão além da produção agrícola e gado, eles também arcam com a parte agroindustrial, aquícola, extrativista e até mesmo pesqueira.


É responsabilidade dela cuidar e comercializar os produtos dos seus integrantes, além disso também oferece assistência técnica e programas educacionais.


Infraestrutura

O foco desse ramo é ofertar serviços de habitação, saneamento básico e telefonia.


Como uma cooperativa funciona?

Cooperativa como Funciona

A cooperativa é desenvolvida através da união de produtores rurais que possuem como um sonho crescer na sua profissão, dividindo das responsabilidades aos lucros.


O lucro é direcionado ao máximo para cada integrante, afinal parte do papel da cooperativa é dar um apoio ao produtor na hora da comercialização.


É formada por uma associação voluntária e autônoma, composta por produtores rurais e pequenos agricultores, que possuem o objetivo em comum de cada um dos membros ser beneficiado pela força coletiva, através da comercialização, da administração em conjunto, e as responsabilidades segregadas.


Não passa de uma união de produtores rurais que atuam no mesmo segmento, e essa união ocorre para que eles tenham condição de produzir em grande escala e ganhar um espaço no mercado. A cooperativa não lucra, quem lucra são os envolvidos.


Portanto uma cooperativa não passa de uma espécie de guia de preços, em busca de obter o custo mínimo de produção ao mesmo tempo que promove uma boa remuneração cada produtor. É como se ela vendesse o produto agrícola a produtor.


Assim cada decisão tomada por uma cooperativa é realizada por poucas pessoas, mas movimentada por assembleias democráticas.


Vantagens das cooperativas agrícolas

Participar de uma cooperativa agrícola só traz vantagem aos produtores rurais aqui estão algumas elas:


Prestação de serviço

Fazer parte de uma cooperativa te traz alguns benefícios em relação a certos serviços, a exemplo do recebimento de sementes.


Direitos garantidos

As cooperativas são órgãos sérios e registrados, portanto cada trabalhador rural tem seus direitos garantidos como INSS, décimo terceiro salário, e acesso a saúde e educação por conta da cooperativa.


Assistência ao produtor

Uma super vantagem é ter a disposição vários técnicos que podem te auxiliar nas necessidades da sua fazenda, como agrônomos ou especialistas no setor de maquinário agrícola.


Escoamento da produção

Infelizmente o Brasil, é onde mais se perde a safra no setor de escoamento do produto, contudo com o apoio de uma cooperativa você consegue vender sua produção sem se preocupar com a transportação, a armazenagem e nem mesmo a entrega dos grãos.


Insumos mais baratos

Quando você realiza compras através de uma organização das cooperativas os produtos saem com um preço mais baixo do que se você comprasse individualmente.


Por que se associar a uma cooperativa?

Já conhece o que é uma cooperativa, já viu a mudança de vida que ela opera em um produtor rural, agora só falta saber como adentrar nesse negócio.


Lembrando que qualquer um que se identifique com o propósito do negócio pode participar. Confira:


Acesso a bens de consumo

A verdade é que investir no ramo do agro é muito caro, e não é todo mundo que tem condição de arcar com esse alto custo no início do seu negócio, nesse sentido, se associar a uma cooperativa pode ser um excelente caminho para te fornecer uma melhor condição de trabalho e mais recursos de um modo seguro.


Participação nos resultados

Parte de ser de uma cooperativa é ser integrado e cooperar um com o outro, nesse sentido as sobras financeiras são repartidas entre os membros ou até mesmo reinvestidas para custar alguma operação.

 

Vale lembrar que o destino de cada verba é decidido em assembleia de forma democrática.


Gestão compartilhada

Todo mundo sabe que os sócios de uma empresa, são as figuras mais empolgadas com o sucesso do empreendimento, correto?


Seguindo essa linha de raciocínio cada associado em uma cooperativa almeja o bem total. Portanto se ocorrem falhas eles denunciam, sugerem melhoras, afinal tudo ocorre a partir do desejo de construir um futuro em conjunto, repleto de sucessos, e isso só ocorre através da participação ativa dos membros.


Comprometimento com a comunidade

A vida em comunidade pede pelo cooperativismo, afinal se um ganha todos crescem juntos, é isso que define as relações em uma cooperativa.


A exemplo de se Seu João cresce o negócio, e acaba contratando pessoas do seu bairro, ele faz com que essas pessoas conquistem dinheiro que por sua vez movimentam a economia local. Que seria criar um ciclo de empregabilidade, renda e prosperidade a uma região, essa relação não é só impulsionada, é também parte das atividades de uma cooperativa.


Atendimento diferenciado

Não tem coisa mais chata que se sentir mais um em um serviço, concorda? Isso também muda quando você se associa a uma cooperativa. Afinal cada cooperado é uma história e é parte importante daquela organização.


O atendimento sempre é caloroso e regado de proximidade, afinal todos querem se ajudar e sonhar em conjunto.


Como se associar a uma cooperativa agrícola 


Associado Cooperativa

Se apaixonou por esse modelo de negócio? Já percebeu que é esse empurrãozinho que falta para você crescer? Venha descobrir como na verdade é bem simples o processo para se tornar um cooperado.


1.   Analise o Estatuto Social

Assim como uma empresa, uma cooperativa também segue regra e normas, dessa forma é importante ter cuidado e ler o seu estatuto social, para ter uma noção em que espaço você está se associando, tanto no sentido de compreender seus direitos e benefícios, além das suas responsabilidades.


2.   Verifique a idoneidade da instituição

Para se associar a uma cooperativa você precisa buscar o match perfeito, portanto busque direitinho saber com quem você tá se comprometendo, veja se a organização é confiável, nessas horas vale a pena até procurar órgãos fiscalizadores, a exemplo do Banco Central para cooperativas de crédito.


3.   Reúna a documentação

Está na hora de separar seus documentos, ao se associar a uma cooperativa você precisa do CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Caso você seja casado precisa da certidão de casamento e documentos do companheiro.


4.   Deposite sua cota parte

Assim como um sócio de uma empresa você precisa inserir a sua cota parte, para bancar as despesas básicas e da operação de uma cooperativa.



Lembrando que você pode pagar quantas cota parte desejar, e no final do ano quando a verba for repartida, ela será proporcional ao seu investimento.


Por que a Cooperbom é a melhor do mercado?

A Cooperbom é referência no universo de cooperativas rurais por ter como missão tornar a cooperativa cada vez mais reconhecida no mercado, o que só favorece os seus produtores associados.


Afinal, desde o seu nascimento em Bom Despacho ela mostrou que a união entre produtores rurais possibilitava que eles enfrentassem qualquer obstáculo. Um grupo de homens não imaginava que iriam conquistar o posto da quinta maior cooperativa de leite do Brasil.


Como todo bom negócio, a Cooperbom enfrentou momentos de crises e incertezas, que foram superados pelas realizações e conquistas.


 Contudo, com a magia da união que só existe em uma cooperativa, os produtores que integravam a primeira diretoria, além de superar os desafios adquiriram a usina de beneficiamento de leite próprio, durante o ano de 70.


Na década de 70, o sucesso se consolidou mais com a firmação de convênios com médicos, dentistas e veterinários, construindo assim uma farmácia humana e loja de insumos e tecidos, posto de gasolina, posto de recepção do leite, tornando a Cooperbom bastante respeitada em sua região.


 Já na década de 80 foi desenvolvida a marca COLMÉIA, que foi responsável pelo comércio de manteiga, requeijão e leite pasteurizado, já em 83 foi inaugurado o recanto das palmeiras que deu início a um clube fechado destinado somente aos cooperados, para eles aproveitarem seu momento de lazer.


Em 84, o investimento da cooperativa foi mais direcionado ao setor de computadores e administrativo. Em 85, nasce as atividades da CREDIBOM (Cooperativa de Crédito Rural de Bom Despacho) que hoje pode se orgulhar de ser a segunda maior Cooperativa de Crédito do Estado.


Já nos anos 90 os produtores da cooperativa se unem mais uma vez pelo fim do tabelamento do preço do leite, pelo governo da época.


Todavia, nesse período a cooperativa enfrentou uma de suas maiores crises, mas como sempre superou e não parou de crescer no mercado. Chegando nos anos 2000 com tudo, inaugurando uma fábrica de suplementos minerais.


Nesse período também foram inaugurados o Silo Graneleiro e o nascimento de novos produtos Cooperbom.


Após todos esses anos de lutas e conquistas a Cooperbom possui uma bela história marcada pelo sucesso que enche de orgulho aos seus cooperados.


 E quem a faz a diferença nessa trajetória, é você produtor rural que precisa de uma cooperativa para te apoiar e tornar o seu negócio muito melhor, só na Cooperbom você tem o prazer de sonhar em conjunto e sonhar grande. 

Gostou desse artigo?


Confira mais no nosso site Cooperbom!


O cooperativismo rural é a materialização da união de vários produtores agropecuários de atuações si
Por Andrigo Breves 17 jan., 2024
Cooperativa, Cooperativismo Rural, Cooperativa rural
Descubra o significado do cooperativismo e como uma cooperativa promove o desenvolvimento econômico.
Por Andrigo Breves 17 jan., 2024
Cooperativismo Rural, Cooperado, Cooperativa, Cooperativa rural
A partir da leitura desse artigo você irá entender quais são as principais vantagens das cooperativa
Por Andrigo Breves 20 dez., 2023
A partir da leitura desse artigo você irá entender quais são as principais vantagens das cooperativas agropecuárias e muito mais.
Descubra quais são as principais vantagens em se tornar um cooperador agropecuário, entre outros tóp
Por Andrigo Breves 20 dez., 2023
Descubra quais são as principais vantagens em se tornar um cooperador agropecuário, entre outros tópicos sobre o assunto.
O que é Cooperativa
Por Marcelo Zanatta 26 out., 2023
Nesse artigo que preparamos para vocês, vamos abordar sobre o que é cooperativa, quais são os tipos, como funciona e mais! Confira e fique por dentro de tudo!
Share by: